A tensão e o estresse são algumas das principais causas das crises de enxaqueca. Podendo causar fortes dores e incômodos para quem possui essa doença. Por isso, uma pergunta muito recorrente é “Como aliviar crises de enxaqueca?”
Mas fique tranquilo! Abaixo estão algumas dicas que irão te ajudar nesse momento. Não se esqueça, além dessas medidas, também é muito importante que você consulte um neurologista para avaliar o seu caso e recomendar o melhor tratamento.
Primeiramente, é importante lembrar que a enxaqueca é diferente de uma dor de cabeça comum. Sendo uma doença neurológica, que ocasiona dores mais graves e recorrentes, e que necessitam de um diagnóstico médico.
Os sintomas da enxaqueca podem variar de pessoa para pessoa, normalmente, incluem náuseas, tontura e sensibilidade a luz e ao barulho.
Como as crises podem ocorrer com certa frequência e costumam ser intensas, é importante que você conheça as formas mais convencionais para te ajudar em um momento de crise. Algumas delas são:
1 – Beba pelo menos 2 litros de água
a importância da água tem uma explicação simples: de acordo com especialistas, quanto menos hidratado o organismo está, menos volume de sangue se cria, o que leva à dilatação dos vasos sanguíneos. A perda dos eletrólitos causada por esse processo pode gerar sinais de dor.
2 – Fique em um local com pouca luz e ruído
Ambientes com muita claridade e barulho podem aumentar ainda mais os incômodos causados pela enxaqueca. Busque um ambiente tranquilo para que você possa relaxar.
3 – Evite consumir alimentos processados
Em geral, café, bebidas alcoólicas, carne vermelha, chocolate e alimentos muito processados ou com grandes quantidades de glúten e açúcar podem desencadear crises. Eles não são proibidos, mas vale evitá-los sempre que possível.
4 – Consulte um Neurologista
O diagnóstico e acompanhamento médico são essenciais para o avanço no tratamento.
5 – Relaxe!
A tensão e o estresse são causas comuns das crises de enxaqueca e, por isso, qualquer atividade que te ajude a relaxar é uma importante aliada. Pode ser ótimo incluir na sua rotina atividades como meditação, yoga ou musicoterapia, por exemplo.